Apresentação

Os requerimentos da legislação e as exigências dos consumidores demandam, cada vez mais, garantias de qualidade e de segurança dos alimentos. Atualmente, os indicadores de qualidade e os contaminantes, de forma geral, são determinados individualmente, em laboratórios especializados, demandando longos procedimentos e reagentes caros, inviabilizando a análise de grande volume de amostras. A rápida obtenção de resultados de análises para identificar a presença de contaminantes e caracterizar a aptidão tecnológica de grãos e derivados, são fundamentais para viabilizar o monitoramento sistemático e a segregação de lotes na pós-colheita. Esta é uma estratégia importante para aumentar a competitividade e sustentabilidade em cadeias produtivas de milho, trigo e soja, viabilizando a segregação de produtos de acordo com demandas de mercado. 

A técnica é uma integração da espectroscopia no infravermelho próximo (NIRS) e quimiometria (estatística associada a dados químicos) que trata os dados obtidos gerando modelos de calibração e de validação.  Os métodos baseados em NIRStêm recebido atenção, especialmente devido à preparação mínima da amostra, rapidez, otimização de mão de obra e baixo custo. O tempo de análise requer dois minutos e o custo limita-se à obtenção dos modelos de calibração e manutenção periódica do equipamento. Com dispositivos NIRS portáteis, pesquisadores têm conseguido detectar com precisão e economia contaminantes presentes nesses alimentos, além disso, estes equipamentos permitem realizar análises fora do laboratório, de forma mais rápida e com menor custo.

A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), a Abrapós (Associação Brasileira de Pós Colheita) e a OCB (Organização das Cooperativas do Brasil) realizam de 07 a 09 de agosto na cidade de Londrina, PR o Simpósio métodos rápidos para avaliar qualidade tecnológica e contaminantes em grãos. Esse evento tem objetivo de divulgar as aplicações de espectroscopia por infravermelho próximo (NIRS) e NIRS associado a imagens hiperspectrais, na avaliação de indicadores de qualidade e contaminantes em grãos

Confira a programação completa do evento e inscreva-se!

As vagas são limitadas e as inscrições serão realizadas até dia 31 de julho de 2018, somente pelo site.
 
 
 

Local do Evento

Hotel Crystal Palace 

Endereço: R. Quintino Bocaiúva, 15
Centro, Londrina - PR, 86020-150
Telefone: (43) 3315-1515

Para quem visita Londrina, seja a lazer ou a negócios, o Hotel Crystal oferece os mais variados e requintados ambientes, tranquilidade, serviços e um atendimento personalizado.

Essas qualidades, somadas à sua privilegiada localização e infra-estrutura para realização de eventos e convenções, proporcionarão uma agradável estadia na cidade de Londrina.

Promoção e Realização
Patrocínio Diamante
Patrocínio Ouro

Fale Conosco

Contato

Fone

Secretaria

Lisandra Lunardi
lisandra.lunardi@embrapa.br
(54) 3316 5859
(54) 3316 5800
Embrapa Trigo